terça-feira, 19 de novembro de 2013

Resenha do livro #005 : Dom Casmurro


Hey  People , tudo bem ? hoje farei uma resenha sobre o livro : Dom Casmurro , Então , vem comigo !


Número de páginas:250
Autor: Machado de Assis
Sinopse: Órfão de pai, criado com desvelo pela mãe (D. Glória), protegido do mundo pelo círculo doméstico e familiar (tia Justina, tio Cosme, José Dias), Bentinho é destinado à vida sacerdotal, em cumprimento a uma antiga promessa de sua mãe.
A vida do seminário, no entanto, não o atrai, já o namoro com Capitu, filha dos vizinhos. Apesar de comprometido pela promessa, também D. Glóri a sofre com a idéia de separar-se do filho único, interno no seminário. Por expediente de José Dias, o agregado da família, Bentinho abandona o seminário e, em seu lugar, ordena-se um escravo.
Correm os anos e com eles o amor de Bentinho e Capitu. Entre o namoro e o casamento, Bentinho se forma em Direito e estreita a sua amizade com um ex-colega de seminário, Escobar, que acaba se casando com Sancha, amiga de Capitu.
Do casamento de Bentinho e Capitu nasce Ezequiel. Escobar morre e, durante seu enterro, Bentinho julga estranha a forma qual Capitu contempla o cadáver. A partir daí, os ciúmes vão aumentando e precipita-se a crise. Á medida que cresce, Ezequiel se torna cada vez mais parecido com Escobar. Bentinho muito ciumento, chega a planejar o assassinato da esposa e do filho, seguido pelo seu suicídio, mas não tem coragem. A tragédia dilui-se na separação do casal.

Capitu viaja com o filho para a Europa, onde morre anos depois. Ezequiel, já mocó, volta ao Brasil para visitar o pai, que apenas constata a semelhança entre e antigo colega de seminário. Ezequiel volta a viajar e morre no estrangeiro. Bentinho, cada vez mais fechado em usas dúvidas,  passa a ser chamado de casmurro pelos amigos e vizinhos e põe-se a escrever de sua vida

Resumo: Bom gente como perceberam a história é grande, sim, mas envolve de um jeito que você lê, querendo descobrir cada coisa que acontece e o autor deixa aquela dúvida no ar: CAPITU TRAIU OU NÃO? na minha opinião, acho que Capitu pode ter o traído , pois ela era muito esperta , via a vida de uma outra maneira e quando ela morre fica esta dúvida. 

( Gif antigo Meninas , haha )

Beijus'.

4 comentários:

  1. Amei a rezenha! Com certeza o livro é ótimo! Estou doida pra ler!!!
    http://meuwonderlandforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério ? olha até que eu também gosto desse livro ! haha , beijus'

      Excluir
  2. Me disseram que é muito difícil ler esse livro pelo fato das palavras que estão nele serem muito 'antiquadas', mas sou louca para ler ele!

    http://l-ovelythings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente , vc está certa , mas se for levar em conta verá que não tem muitas palavras difíceis .
      Beijus'

      Excluir